Como fazer o descarte correto de eletrônicos inutilizados?

Como fazer o descarte correto de eletrônicos inutilizados?

Trocou de celular e não sabe o que fazer com o antigo? Seu computador queimou e você teve de comprar outro de última hora? Encontrou uma promoção incrível e comprou aquela televisão de última geração?

É normal que troquemos de eletrônicos com certa frequência, seja porque você encontrou uma boa oferta para comprar aquele produto que sempre sonhou ou porque seu celular, TV ou computador queimou e não tem mais conserto.

Agora, você sabe o que fazer com os itens antigos? Jogar no lixo comum não é uma solução. Assim como colocar no caminhão de lixo comum. Esses produtos precisam ser destinados corretamente.

Para isso, preparamos um texto que vai lhe ajudar a escolher o caminho correto para cada um deles.

 

Devolver ao fabricante

Sabia que, atualmente, grandes fabricantes de eletrônicos implementaram sistemas de coleta de lixo eletrônico, onde é possível entregar o equipamento que não funciona mais?

Simples e bastante eficiente, esse serviço de e-lixo recolhe o produto na casa do consumidor. Basta enviar um e-mail ou fazer uma ligação para a fabricante do eletrônico que você comprou.

Gostou da ideia? Essa solução está disponível para compradores de produtos das marcas Apple, Dell, Epson, HP, Itautec, Lenovo, LG, Motorola, Sony, Samsung e Positivo.

A bateria do celular deu problema? Se você precisou trocar a bateria, basta procurar sua operadora. Todas as que funcionam em nosso país possuem postos de coleta, tanto de baterias quanto de aparelhos em suas revendas.

 

Doação

Comprou um computador novo, mas seu antigo ainda está em bom estado? Sabia que você pode doar o equipamento para instituições de caridade, ONGs ou museus?

Estas instituições, quando recebem um computador, formatam o eletrônico, fazem ajustes caso seja necessário e colocam estes aparelhos à disposição das pessoas que precisam de um computador, mas não tem condições de comprar um novo.

Interessante, não é mesmo? Assim, você garante que outras pessoas estarão usando aquilo que só está ocupando espaço em sua casa, parado.

 

Descarte e reciclagem

Seu eletrônico quebrou e não tem mais salvação? Bem, quando isso acontece começam os problemas, afinal de contas tem que deixe o aparelho na rua ou jogue no caminhão do lixo.

Não faça isso. O descarte correto de um eletrônico deve ser feito em locais preparados para receber esses produtos, como cooperativas. Nestes locais, itens como computadores ou televisores são reciclados.

Isso significa que os locais aproveitam todas as peças que ainda podem ser utilizadas para reparos nos eletrônicos descartados, vende para locais que as compram e garantem a destinação correta destes produtos, evitando que eles acabem poluindo a natureza.

 

Descarte profissional

Tem uma empresa e precisa renovar muitos aparelhos eletrônicos? Então, para você, uma boa solução é optar por uma empresa que faça o descarte profissional.

Esse serviço é pago e a destinação dos materiais é de responsabilidade da contratada. Essas empresas podem ter convênios com outros locais que fazem o reaproveitamento desses materiais, dando nova vida àquilo que seria jogado fora.

Gostou da ideia? Então dê a destinação correta de seus eletrônicos e proteja a natureza.

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Open chat