fbpx

Diferença entre Nobreak, Estabilizador e Filtro de Linha

Diferença entre Nobreak, Estabilizador e Filtro de Linha

Para quem tem uma empresa ou faz trabalhos em casa, garantir a segurança e o bom funcionamento de seus computadores é fundamental. Para isso, investir em equipamentos que os protejam de oscilações de tensão é importante.

Afinal de contas, como se sabe, a falta de energia pode causar defeito em computadores ou impressoras, pois eles ficam conectados à rede elétrica durante longas horas.

Por isso, é muito importante possuir itens como nobreak, estabilizador e filtro de linha. Você sabe qual a diferença entre cada um deles? Acha que é tudo a mesma coisa?

E se lhe contássemos que cada um deles exerce uma tarefa? Pareceu estranho? Pois acompanhe esse texto. Aqui vamos te explicar exatamente qual a diferença entre cada um deles. Confira.

 

Nobreak

Sabe quando você está trabalhando, falta energia, mas seu computador continua funcionando por algum tempo? Isso é possível graças ao nobreak, que é um estabilizador com baterias internas.

São essas baterias que fornecem ao computador a energia necessária para que ele permaneça funcionando por um tempo, garantindo que você possa salvar seus trabalhos e desligar o equipamento corretamente.

O nobreak se divide em dois tipos de equipamentos, o nobreak online e nobreak offline. O tipo online aciona a bateria assim que a energia acaba. Já o offline leva uma fração de segundo para que a bateria seja ativada.

Como a bateria do nobreak tem duração reduzida, não é recomendável comprar o produto para garantir que você possa trabalhar por horas a fio sem energia elétrica.

 

Estabilizador

De uso mais comum, o estabilizador costuma ser utilizado em computadores desktops e seus periféricos, como impressoras, monitores e caixas de som, dentre outros.

Conforme seu nome diz, o estabilizador “estabiliza” a tensão elétrica que entra nos equipamentos, permitindo que a tensão de saída seja sempre a mesma, evitando oscilações que poderiam queimar componentes desses equipamentos.

Além disso, o estabilizador vem com um transformador, que converte a tensão de entrada para o valor correto usado em computadores. Por exemplo, se sua casa tem tensão de 220V, o estabilizador a converte para 110V, a voltagem utilizada em computadores.

 

Filtro de linha

Por fim, o filtro de linha, conhecido também como “régua”, possuem um fusível, varistores, capacitores e indutores. Todos esses itens ajudam a evitar a passagem de altas correntes para os aparelhos que estejam conectados a ela.

Quando uma corrente muito alta passa pelo filtro de linha, o fusível do equipamento “queima”, cortando a energia que alimenta o filtro. Já os varistores, capacitores e indutores controlam a entrada de picos longos de voltagem, filtrando também contra altas frequências.

Esse tipo de frequência costuma ser produzido por eletrodomésticos como liquidificadores, batedeiras, ventiladores, dentre outros.

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*