fbpx

O que é um cilindro de impressora?

O que é um cilindro de impressora?

Para um escritório ou empresa que lida com uma certa quantidade diária de impressões, ter os equipamentos funcionando a todo vapor significa a diferença entre lucro e prejuízo.

Dentre os itens que costumam dar certa dor de cabeça, a impressora vem no topo da lista, superada talvez apenas pelos computadores do lugar, e isso se deve bastante pela forma de uso.

Muitos funcionários, com pressa para terminar o seu trabalho, acabam realizando as impressões sem cuidado, colocando o papel no equipamento e retirando de qualquer forma, e isso pode prejudicar um componente importante: o cilindro de impressora.

Você sabe o que é esse componente e qual seu papel no bom funcionamento da máquina? Não? Então acompanhe esse texto. Vamos lhe ajudar a compreender porque ele é tão importante.

 

A importância do cilindro

Nas impressoras a laser, o cilindro é um equipamento vital, pois é por ele que o papel passa e a mágica acontece. Chamado também de tambor, o cilindro receptor é coberto por uma camada de material fotorreceptor.

Quando o usuário solicita uma impressão em um equipamento a laser, o cilindro da impressora é carregado negativamente pelo rolo de carga ou fio de corona (o nome irá variar de acordo com o modelo que a pessoa estiver usando).

Enquanto isso, a impressora irá carregar positivamente as partes do cilindro que receberão a tinta, formando assim uma imagem eletrostática. Enquanto isso, o toner é agitado dentro do cartucho e passará para um rolo revelador, onde uma lâmina irá nivelar a imagem e garantir a qualidade da impressão.

As partículas positivas originárias desse processo são atraídas pelas partículas da tinta. O processo é repetido a cada paleta de cores, garantindo assim que a imagem se forme nitidamente e com as tonalidades desejadas.

Depois desse processo, a tinta em pó chega até o papel, ficando impressa nele para sempre. Todo esse processo ocorre em questão de segundos.

 

Como cuidar do cilindro da impressora?

Como você pode perceber, o cilindro de impressora é muito importante para que você consiga entregar boas impressões aos seus clientes e, por ser muito demandado, esse equipamento pode quebrar e precisar ser substituído.

Para que isso não aconteça com frequência, é importante tomar alguns cuidados, como utilizar produtos de boa qualidade, assim a impressora não será forçada a produzir algo bom com itens que não tenham a qualidade desejada.

Tamanho

Você sabia que, mesmo em uma mesma marca de impressora, existem cilindros com tamanhos diferentes e a compra do equipamento no tamanho errado pode diminuir sua durabilidade?

Por isso, é importante que o cilindro de impressora seja do tamanho recomendado pelo fabricante, assim seu equipamento terá uma boa durabilidade, mesmo se for altamente exigido.

Limpeza e manutenção

Garantir uma boa limpeza e manutenção de todos os componentes da impressora é o segredo para que ela funcione adequadamente, evitando prejuízos ou que sua equipe fique na mão em momentos importantes.

É fundamental também fazer a manutenção preventiva, identificando possíveis problemas antes que se tornem graves.

E, se durante esses processos, você identificar a necessidade de troca do seu cilindro de impressora, fale conosco da Extraink. Temos o produto certo para você.

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*