fbpx

Qual a diferença entre Cartucho de Toner e Cartucho de Tinta

Qual a diferença entre Cartucho de Toner e Cartucho de Tinta

Você tem uma pequena empresa e, de repente, seu funcionário lhe diz que o cartucho da impressora acabou. Logo, você então decide ir às compras e repor esse equipamento.

Chegando à loja, pede um cartucho novo para sua impressora, e o vendedor então lhe pergunta se você precisa de um toner ou de um cartucho de tinta, e é aí que a confusão começa.

Afinal, qual deles levar para a casa? Não é tudo igual? Um cartucho para ser usado na minha impressora e garantir que meus funcionários consigam fazer as cópias e impressões necessárias para o dia a dia?

Nada disso. Embora sejam utilizados no mesmo equipamento, há grandes diferenças entre o cartucho de toner e o cartucho de tinta. Confira abaixo como saber “quem é quem”.

 

Cartucho de toner

O cartucho de toner é carregado com tinta em pó. Como isso é possível? Bem, basicamente, no toner estão as cores primárias: ciano, magenta, amarelo e preto.

Quando unidos, esses pós coloridos formam a CMYK, paleta de cores utilizada na maior parte dos materiais impressos, e funcionam em impressoras do tipo a laser.

Para que o pó existente no cartucho de toner se transforme em cores impressas em papel é necessário que ele seja aquecido e, por meio de cilindros existentes na impressora, seja transferido para o papel.

 

Cartucho de tinta

No cartucho de tinta, a paleta de cores CMYK também está presente. O que a difere de um toner é a forma como é armazenada no equipamento: em formato líquido.

Quando a impressora começa a funcionar, os mecanismos de impressão liberam a quantidade de tinta necessária para fazer aquela cópia. Essa quantidade pode ser maior ou menor, de acordo com a configuração do equipamento.

 

Quando usar um toner ou um cartucho de tinta?

Como você pode perceber o cartucho de toner e o de tinta não são a mesma coisa, embora sejam utilizados para o mesmo fim. Apesar disso, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre quando utilizar um e outro.

No caso do cartucho de toner, graças ao seu modelo de funcionamento e custo, ele é mais indicado para aquelas pessoas que costumam fazer um volume grande de impressões todos os dias ou precisam de imagens em alta resolução.

Por isso, o cartucho de toner é muito utilizado em gráficas, por exemplo. Agora, para quem é um usuário doméstico, o cartucho de tinta pode ser uma boa ideia.

Com valor de aquisição menor, ele funciona muito bem para quem não faz tantas impressões, e entrega uma boa qualidade quando se trata de uma finalidade não tão artística, como trabalhos acadêmicos ou cópias de documentos, por exemplo.

Durabilidade

Outra variável que diferencia o toner e o cartucho de tinta é a durabilidade. O cartucho de toner costuma durar bastante, por isso é mais indicado para empresas e locais com forte volume de impressão, já que seu custo mais elevado é compensado pelo alto intervalo de substituições.

Já o cartucho de tinta dura menos tempo, mas atende bem às necessidades do usuário doméstico.

E então, pudemos esclarecer suas dúvidas? Se precisar de um toner ou cartucho de tinta, fale conosco, da Extraink.

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*