Saiba a grande diferença entre um vendedor e um consultor de vendas

Saiba a grande diferença entre um vendedor e um consultor de vendas

No atendimento ao consumidor, as palavras “vendedor e “consultor de vendas” acabam sendo usadas como sinônimos. Porém, elas são bem diferentes e dizem respeito a atividades profissionais diferentes.

O vendedor é o profissional que apenas mostra ao cliente as soluções e produtos que a empresa tem e que tem conhecimento limitado. Por exemplo: se um consumidor chega à empresa solicitando determinado toner, é aquele modelo que o vendedor fornece, no máximo com variações de modelo.

Por outro lado, os consultores de venda são profissionais muito mais preparados: eles conhecem as diversas opções de produtos para as necessidades dos consumidores. Por exemplo: se o cliente explica que tipo de trabalho realiza e que máquinas tem, o consultor de vendas pode fazer sugestão de produtos para satisfazer especificamente a necessidade em questão.

Dessa forma, o consultor de venda tem como função não somente atender aos consumidores, mas também entender mais amplamente o que ele procura, de que ele precisa e que tipo de serviços e produtos podem atendê-lo de modo mais eficiente.

Na Extraink, por exemplo, há consultores de venda muito qualificados e que permitem que a empresa entregue o seguinte aos clientes:

 

Atendimento especializado

Os consultores de venda contratados têm amplo conhecimento dos produtos que a Extraink possui e podem dar diversas orientações aos clientes. Sendo assim, eles tiram dúvidas com muito mais facilidade, dão explicações sobre prós e contras de cada produto e muito mais. Principalmente, esses consultores de venda conseguem oferecer segurança às pessoas que atendem.

 

Acompanhamento de estoque

Os consultores de venda sabem exatamente como está o estoque e conseguem dar informações precisas aos seus clientes sobre o que está disponível no momento, o que não está e qual é a sua previsão de chegada.

Caso não haja o produto que o cliente quer no momento, ele pode oferecer outras soluções, exatamente por avaliar a fundo os consumidores.

 

Atendimento personalizado

O atendimento personalizado também é uma grande vantagem de a empresa ter consultores de venda, além de ser essencial para ajudar aos clientes. O profissional que atua como consultor de vendas na empresa tem a capacidade de compreender o que satisfará mais ao que cada um dos clientes precisa, de modo personalizado e com mais chances de agradá-los e fidelizá-los.

 

Assistência em todo processo da compra (pedido, transporte, entrega e utilização do produto)

Os consultores de venda da Extraink orientam os consumidores em todo o processo da compra, garantindo que tudo dê certo e que qualquer imprevisto seja solucionado com rapidez e tranquilidade para esse público.

Toda a etapa do pedido, por exemplo, é orientada por esse consultor de vendas. Além disso, há plena assistência com relação às orientações para uso do produto para que os clientes o utilizem de modo a aproveitá-lo totalmente.

A empresa também dá toda a assistência referente ao transporte e a entrega do produto, inclusive esclarecendo os prazos, taxa de frete e os cuidados para que tudo chegue ao cliente sem danos.

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