Veja os cuidados que se deve ter ao manusear e armazenar toners e cartuchos

Veja os cuidados que se deve ter ao manusear e armazenar toners e cartuchos

Os toners e os cartuchos precisam de certos cuidados para obter maior durabilidade e qualidade na impressão. Veja quais são eles!

 

Toners e cartuchos

Toner e cartucho não são a mesma coisa! O toner é composto por uma tinta no formato de pó que apresenta só as cores primárias: Ciano (C), Magenta (M), Amarelo (Y) e Preta (K). Ele é utilizado para gravar imagens através de impressoras a laser, com o pó sendo aquecido e transferido pelos cilindros.

Já o cartucho é composto por tinta líquida que também só apresenta as cores primárias CMYK. Ele possui a vantagem de liberar só a quantidade exata de tinta no papel. Neste caso, o tipo impressora utilizada deve ser a jato de tinta, que funciona melhor em trabalhos mais caseiros devido a sua durabilidade inferior.

 

Principais cuidados com toners e cartuchos

Cuidado com exposição

O toner e o cartucho devem ficar sempre guardados na embalagem, pois, isso ajuda a evitar que fiquem expostos a condições do ambiente externo, como o sol, a água e a poeira. Esses elementos podem danificar seriamente tanto o toner quanto o cartucho. Também é preciso ter cuidado com o calor, as quedas e os atritos.

 

Guardar na embalagem original

O toner e o cartucho devem ser guardados em sua embalagem original e só tirados na hora de colocar na impressora. Ambos precisam ser cuidados com toda delicadeza para não ficarem danificados.

 

Limpeza ao utilizá-lo

Ao serem utilizados, toners e cartuchos acabam apresentando resquícios de tintas queimadas. A falta de limpeza pode levar a um curto circuito e deixar as impressões manchadas. O ideal é sempre buscar pela reciclagem dos produtos.

 

Manuseio da forma correta

Por serem tão delicados, é preciso manusear o toner e o cartucho com cuidado. Eles devem ser instalados da forma correta e não serem retirados a cada momento da impressora. As peças só devem ser removidas para recarregar ou resolver algum problema.

 

Uso frequente

Se uma impressora não é utilizada com frequência, ela, o cartucho e o toner podem acabar danificados. Por isso, é necessário que o equipamento seja ligado, no mínimo, uma vez por semana. Mas, quando não estiver sendo usada, a impressora deve ficar desligada.

 

Evitar sobrecarga do toner

Quando uma cor tiver acabado é necessário parar de utilizar a impressora. Continuar imprimindo pode sobrecarregar a peça e levar a perda total do toner.

 

Limpeza antes da instalação

Antes de colocar o cartucho ou toner dentro da impressora, é necessário deixar os contatos limpos. Um resíduo de tinta ou de sujeira atrapalha a vida útil e pode levar até a um curto-circuito.

 

Impressora ligada

Nunca retire o toner, o cartucho ou os papéis agarrados enquanto a impressora estiver ligada. Sempre desligue o equipamento antes!

Essas dicas com toda certeza fará com que seu toner e cartucho imprimam de forma correta com qualidade, e durabilidade, e além disso não danificará seu equipamento também.

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Open chat