Você sabe a diferença entre um hardware e um software?

Você sabe a diferença entre um hardware e um software?

A linguagem da área de computação, informática e tecnologia podem parecer um tanto confusas e difíceis de interpretar, não é mesmo? Os termos hardware, software ou interface, podem ser desvendados com um pouco de conhecimento e facilitar o dia a dia.

 

O que é hardware?

De maneira objetiva, o hardware é todos os objetos e peças internas ou externas do computador (placa-mãe, memória RAM, processadores), mas o conceito também pode ser mais abrangente, aplicando-se a talheres, engrenagens, ferramentas, celulares, dobradiças e etc – tudo o que é físico.

  • Hardware interno: é aquelas peças do computador que não se podem ver porque estão na sua parte interna, tais como processador, placa de vídeo, placa-mãe, ventoinhas, coolers, HD, SSD, drives e entre outros.

Essas peças também podem ser encontradas em celulares, notebooks, tablets e Ipads.

  • Hardware externo: são as peças do computador que se podem ver e tocar, como por exemplo, o teclado, monitor, mouse, controle para videogame, controle remoto, fone de ouvido, cabos externos, alto-falante, scanner, câmeras, microfones e impressora.

 

O que é software?

São todos os programas que permitem ao computador funcionar normalmente, assim como os sistemas Windows, Linux e até mesmo o Android e IOS.

Os softwares são compostos por um conjunto de instruções a serem executadas e seguidas por um mecanismo eletrônico ou computador. Em outras palavras, é o caminho por onde a informação passa e é visualizada na tela do computador.

  • Softwares de programação: são os meios que o programador usa para desenvolver os programas e softwares, em linguagens de programação (Java, Python, Swift).
  • Softwares de sistema: é a linguagem usada para que a máquina entenda os comandos, pautada em plataformas e sistemas de operação (Linux, Windows, IOS, Android).
  • Softwares de aplicação: são programas que executam vídeos, músicas, jogos, editor de texto e imagem, calculadora, aplicativos diversos e etc.

 

Principais diferenças entre hardware e software

Para facilitar a diferenciação entre os dois termos, é preciso considerar as seguintes informações:

  • Hardware em computação, é todo o equipamento e as peças físicas (internas e externas) de um computador, notebook, celular, Ipad e etc. Exemplos: cooler, placas de vídeo e de som, câmera, teclado, mouse, processador.
  • Os softwares, são os programas criados para rodar no computador, ou seja, não são físicos. Exemplos: programas internos, sistema de aplicativos, sistema Windows, Android e IOS.
  • No geral, o hardware e o software trabalham juntos, um não tem sentido sem o outro. Imagine um computador sem nenhum programa, nem mesmo a possibilidade de ligá-lo? Ele torna-se inútil.
  • O software sozinho também não tem nenhum sentido, não poderá ser utilizado em lugar nenhum a não ser em um hardware.
  • Apesar da tecnologia ter avançado de maneira rápida, ainda é preciso conhecer os termos usados no meio da computação a fim de acompanhar as mudanças e novidades que surgem na área.
  • Hoje em dia é quase impossível não estar conectado à tecnologia de alguma forma, seja pelo celular, o tablet, computador ou rede social.

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Open chat