Você sabe como funciona a conexão de aparelhos por Bluetooth?

Você sabe como funciona a conexão de aparelhos por Bluetooth?

O mundo da tecnologia ano a ano vem oferecendo uma série de inovações para facilitar a vida humana.

A possibilidade de utilização do mecanismo tecnológico do Bluetooth vem transformando os métodos de conexão entre diversos aparelhos eletroeletrônicos, que em sua maioria atualmente vem com tal dispositivo acoplado.

 

O surgimento do Bluetooth

A tecnologia de Bluetooth foi criada à partir dos anos 90, mais precisamente no ano de 1994.

Ela foi criada pela empresa Ericsson, originária da Suécia, e que ficou muito conhecida no Brasil através da tecnologia que desenvolveu para os aparelhos celulares nos anos 2000, juntamente a empresa Sony.

O nome, Bluetooth, se trata de uma homenagem ao rei da Dinamarca e Noruega, Harald Blatand, que na tradução livre para o inglês se chama “Harold Bluetooth”, tendo dado a origem ao nome da tecnologia através de um trocadilho com o seu nome, pelo fato do mesmo ter unido grupos étnicos distintos em seus países.

O engenheiro eletricista holândes, Jaap Haartsen, durante o verão do ano de criação da tecnologia, a criou na tentativa de conectar dois dispositivos separados por uma pequena distância, sem a necessidade da utilização de fios e ou outros tipos de conexão de cabos, a fim de transmitir dados de um aparelho para outro. Façanha essa que conquistou naquele verão.

 

Como funciona o Bluetooth

O Bluetooth trata-se de uma tecnologia, que serve para que ocorra a comunicação, sem o uso de fios, para a troca de dados e arquivos entre dispositivos eletroeletrônicos móveis.

Utilizando de uma frequência de rádio, une dois aparelhos que se encontram em mesma “frequência”, geralmente de 2.4 GHz.

Essa conexão, é capaz de transmitir dados, informações e hoje em dia, até sons.

 

Como utilizamos essa tecnologia até os dias atuais

Apesar de ter surgido no Brasil de forma muito simples e pouco comentada, pois apareceu em alguns celulares e computadores brasileiros no final dos anos 2000, a tecnologia foi crescendo e ganhando espaço no mercado.

Nos anos 2000, era muito utilizado pela juventude, para a troca de arquivos e músicas, baixadas de um celular a outro através de sites de músicas dos sucessos do momento.

Mas hoje em dia, já consolidada, a tecnologia Bluetooth é amplamente utilizada nos mais diversos ramos de tecnologia, indústria e empresas em geral.

O seu uso mais conhecido no Brasil, se trata de um mecanismo de transmissão de uma música, geralmente de uma plataforma de streaming, para uma caixa de som.

Essa caixa de som, de bateria recarregável, recebe os dados por meio da radiofrequência e amplifica a música de acordo com a sua capacidade de som. Quanto maior os alto falantes, maior a festa.

Ainda, outro uso muito conhecido, se trata do uso com fones de ouvido.

A maioria das empresas de tecnologia e de produção de telefones celulares, passaram a produzir nos últimos anos, aparelhos de fones de ouvido, com o uso da tecnologia de Bluetooth, garantindo assim o seu uso, sem a necessidade de um fio o ligando ao dispositivo, e que muitas vezes acabava sendo danificado pela fragilidade do mesmo durante o uso ou armazenamento.

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Open chat